Como Fazer com Que a Aposentadoria Jogue a Favor da Sua Saúde
- Integrity Seguros
- 3 de abr.
- 1 min de leitura

No tempo dos meus avós, e dos meus pais também, aposentadoria era quase sinal de que a vida produtiva tinha acabado para sempre e que só restava aos idosos se recolherem e esperarem o fim de suas vidas.
Os 60, 70 e até os 80 anos de hoje há muito não são mais os mesmos de ontem. Não só a Medicina avançou enormemente, possibilitando às pessoas viverem mais, como já temos uma multiplicidade de ferramentas para nos ajudar a tornar a nossa saúde mental (e nossa vida) melhor.
Com isso eu quero dizer que o profissional que hoje chega próximo da sua aposentadoria muitas vezes chega com uma vitalidade criativa da qual ainda gostaria de fazer uso. Eu sou exemplo de um desses profissionais: faço 71 anos este ano e estou na fase mais produtiva da minha vida.
A questão é que muitos profissionais são obrigados a se aposentarem muito mais cedo do que gostariam, seja compulsoriamente aos 75 anos, se forem servidores públicos, ou aos 65 ou 70 e até mesmo antes (os da iniciativa privada), por não conseguirem mais (ou terem extrema dificuldade) se inserir no mercado de trabalho, embora quisessem seguir trabalhando.
E, mesmo que o encerramento da vida profissional tenha sido planejado, dizer adeus à carreira pode ser um choque emocional e mental, porque, com ele, encerra-se uma rotina com a qual a maior parte de nós já estava acostumado. E isso pode ter grande impacto na autoestima, no senso de identidade, nos relacionamentos e na saúde mental.
Leia mais em: https://forbes.com.br
Comments